Dia do Jipeiro (4x4): as origens da data e do nome do veículo

Dia do Jipeiro (4x4): as origens da data e do nome do veículo

02/04/2021

• Linha Grabber, da General Tire, pega carona nesta data para incentivar o público brasileiro a descobrir o prazer do overlanding após a pandemia.


• Marca centenária integrante do portfólio da Continental Pneus é sinônimo de superação de desafios em todos os tipos de terreno


São Paulo, 1◦ de abril de 2021 – A capacidade de superar obstáculos, a garra, o companheirismo e a resiliência são algumas das características presentes no apaixonante universo do off-road.


Neste dia 4 de abril, 4x4, Dia do Jipeiro - o segundo celebrado em meio à pandemia da COVID-19 – a General Tire, marca norte-americana integrante do Grupo Continental e proprietária da linha de pneus Grabber, gostaria de relembrar que esses atributos nunca foram tão importantes. E de destacar também como a data foi escolhida.


Segundo o Guia dos Curiosos, de autoria do jornalista Marcelo Duarte, o Dia do Jipeiro foi instituído a partir de uma eleição na internet proposta em 2001 pelo site Universo 4×4 , especializado em veículos off-road. Ela foi encerrada no dia 21 de maio e a data escolhida – entre as três opções disponíveis, com 41,8% dos votos, foi 4 de abril: 4/4, tudo a ver com jipeiros e veículos com tração nas quatro rodas.


E de onde se origina a palavra Jipe? Da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral", embora essa não seja a origem da marca Jeep. O veículo surgiu durante o esforço de guerra americano na Segunda Guerra Mundial, no final dos anos 1930 e início dos 40, como resposta à necessidade de um veículo leve, com capacidade de superar terrenos extremamente difíceis e com muitos obstáculos, capaz de levar alguns homens e armamentos.


A ligação entre o nome Jeep e a tração 4x4 é creditada ao piloto de teste da Willys, Irvin Hausmann, que escolheu o nome para o seu veículo em 1940 durante testes para o exército americano. Até então eram referenciados por outros nomes como Bug, Blitz Buggy, Puddle Jumper, Peep ou Quad.


Neste momento, a prioridade é a manutenção da distância social. Mas, pensando como jipeiro, os desafios estão aí para serem vencidos e em breve poderemos retornar ao off-road dando ainda mais valor ao prazer de sair, de viajar e de descobrir novos destinos e novos caminhos.


Para conhecer mais sobre a linha de pneus Grabber, da General Tire, visite www.generaltire.com.br e acompanhe as novidades da marca no Instagram @generaltire_brasil.


General Tire
Fundada em 1915, a General Tire, com sede em Fort Mill, na Carolina do Sul, pode olhar para trás em uma orgulhosa herança que cobre mais de um século. Desde o início, a marca fabrica pneus para todos os tipos de veículos. A empresa foi adquirida pela Continental em 1987. Operando hoje em todo o mundo, a General Tire produz pneus para carros, caminhões e aplicações industriais, bem como pneus especiais para veículos 4x4.


A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. A Continental gerou vendas preliminares de € 37,7 bilhões em 2020 e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemora 150 anos.


A Área de Negócios de Pneus possui 24 unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa ára de negócio registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020. A Continental está entre os líderes em tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental faz uma importante contribuição para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.

Desde 1915
General Tire. Uma marca do grupo Continental.